data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Renan Mattos (Arquivo)
Santa Maria tem dois outros casos de suspeita do novo coronavírus. Um casal - o homem de 34 anos e a mulher de 31 - que mora na cidade e recentemente chegou de viagem ao Caribe apresentou sintomas da doença. O homem, de acordo com a assessoria da prefeitura, apresentou febre, tosse, dor de garganta, dificuldade de respirar, dor de cabeça e coriza. A mulher apresentou tosse, dor de garganta, dor de cabeça e coriza.
O casal buscou atendimento na Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) na terça-feira. Depois de ser atendidos e fazer coleta de material para análise do Lacen, os dois foram para casa e permanecerão em isolamento domiciliar.
O primeiro caso suspeito na cidade já foi descartado pelas autoridades de saúde. Em São Gabriel, onde foi registrada uma suspeita, e Cruz Alta, com dois pacientes, também foram descartados. Além de Santa Maria, a Região Central tem uma suspeita em Faxinal do Soturno. No Rio Grande do Sul, são dois casos já confirmados: um em Porto Alegre e outro em Campo Bom, na Região Metropolitana.
VACINA PARA GRIPE ANTECIPADA
Na tarde desta quarta-feira, o Ministério da Saúde anunciou o cronograma da vacinação contra a gripe, que foi antecipada. A partir de 23 de março, idosos a partir de 60 anos de idade e trabalhadores da área de saúde podem tomar as doses. Depois, no dia 16 de abril, será a vez de professores, pacientes com doenças crônicas e profissionais das forças de segurança e salvamento. No dia 9 de maio, começa a vacinação de crianças de seis meses e menores de seis anos de idade, pessoas a partir dos 55 anos, gestantes, mães em situação de pós-parto, população indígena e pessoas com deficiência.
*Colaborou Janaína Wille